Gestão de Projetos

Na SIXFORCE a Gestão de Projeto é algo que fazemos naturalmente. O nosso processo de gestão inclui todas as atividades de planeamento, organização, motivação, e controlo dos recursos, processos e protocolos para atingirmos os objetivos definidos com os nossos clientes. Dispomos das ferramentas, recursos. dedicação e experiência para efetuar a programação das tarefas e controlar a sua realização, respeitando os tempos definidos, a qualidade e os custos.

Para nós a Gestão de Projeto, adiciona valor  e liberta os recursos dos nossos clientes para o que mais é importante: o seu negócio.

Disponibilizamos Serviços de Gestão de Projetos utilizando a grande experiência existente na SIXFORCE e as certificações nessa área  que daí resultaram naturalmente para suportar os clientes na gestão de projetos complexos, tecnologicamente avançados e envolvendo vários fornecedores e parceiros

Uma correta gestão de Projeto, envolvendo todas as suas fases principais com o respetivo controle de tempos, custos, modificações de âmbito e assegurando a qualidade do produto e serviços prestados, é condição indispensável para um resultado final de acordo com as especificações que deram origem ao Projeto em causa.

Para uma correta e eficiente prestação dos Serviços de Gestão de Projeto, uma  série de pressupostos terão de estar claramente definidos e assegurados, tais como:

  • Proposta aprovada  e Contrato assinado;
  • Parceiros  indicados pelo cliente a envolver;
  • Âmbito do projeto perfeitamente definido à data do início;
  • Budget de serviços detalhado e acordado entre as partes;
  • Condicionalismos  e restrições clarificados por forma a poderem ser tidos em conta logo no início das atividades de Gestão de projeto;
  • Datas chave de realização a cumprir e outras  informações adicionais necessárias para uma definição clara dos objetivos e resultados  a atingir  pelo Serviço de Gestão de Projetos  a prestar.
  • Âmbito global de serviços
  • O pacote de serviços completo envolve uma série de atividades tipo das quais serão selecionadas, de acordo com uma avaliação prévia, como as apropriadas para uma gestão correta e otimizada do Projeto em causa.

Envolvem todas as ações que derivam dos seguintes princípios base da Gestão de Projetos:

  • Representar o Contratante perante o cliente e os parceiros em todos os assuntos respeitantes ao projeto em causa, estabelecendo os acordos necessários a uma relação operacionalmente eficiente;
  • Planear em detalhe e implementar a estrutura organizacional para realização do projeto com alocação dos responsáveis por cada área e definição das interoperabilidades (interfaces e comunicação), incluído os interfaces com a estrutura homóloga do lado do cliente final;
  • Planear as principais atividades necessárias à execução do projeto , sua duração, identificação de datas referência a cumprir e recursos  humanos e técnicos a envolver e obter  o acordo do cliente final para o planeamento global das várias ações;
  • Controle de execução do projeto de acordo com o planeado, assegurando o cumprimento dos timings planeados, a coordenação e o controle de execução das atividades operacionais previstas para  todas as partes envolvidas no projeto (cliente, parceiros, recursos próprios e, aqui, principalmente os Gestores envolvidos nas várias tarefas parciais ), a resolução de reclamações e alterações ao plano inicial incluindo adicionais, a deteção e adoção de medidas para mitigar atrasos, falhas de fornecimento ou ocorrência de situações já anteriormente identificadas como riscos do projeto etc, até à sua conclusão com emissão do Auto de Receção Provisório;
  • Assegurar a comunicação e o eficiente fluir de informação entre as partes envolvidas, principalmente através da organização das reuniões de arranque de projecto (Kick Off Meeting), periódicas ou de excepção internas e externas (cliente, parceiros e subcontratados), da emissão de relatórios informativos com conteúdos diferenciados por destinatários e da disponibilização  de acesso a meios online de acompanhamento da evolução do projecto a quem for reconhecido como conveniente; 
  • Assegurar o cumprimento escrupuloso do Plano de Qualidade para todas as atividades envolvidas no projecto, incluindo as questões relacionadas com a Saúde e Segurança no projeto, garantindo, com isso, a completa satisfação do cliente final e a conformidade com as certificações da SIXFORCE e/ou Cliente nesta área.
        

Relatório final da Gestão de Projecto

  • No final do projecto será emitido um relatório pormenorizado reflectindo os resultados globais finais do projecto, desvios e suas causas, apreciação de desempenho de parceiros envolvidos por iniciativa do Contratante e todas os factos ocorridos  tidos como relevantes durante a execução do projeto.

Vantagens para o Cliente

  • Gestão de Projeto rigorosa e experiente baseada em vasta experiência anterior permitindo a coordenação eficiente das várias actividades envolvidas e respectivas supervisões;
  • Responsabilidade assumida da Gestão das diversas vertentes base  como o Custo, Tempo Âmbito e Qualidade de Projeto visando a optimização de resultados e a satisfação do cliente final;
  • Possibilidade de atribuição das várias subtarefas do projecto a entidades diversas por estar assegurada a coordenação pela Gestão de projecto dessas atividades.